Saúde

6 dicas naturais para aliviar o edema, o inchaço e livrar-se da retenção de líquido

Você sabe o que é retenção de líquido?

Ela acontece quando o inchaço é causado por uma acumulação desordenada de fluido no corpo.

Esse fluido se acumula sob a pele, tecidos e cavidades, provocando inchaço das mãos, tornozelos, pés e pernas.

O problema é bem comum em mulheres grávidas e pessoas sedentárias.

No entanto, também pode ser causado por condições graves de saúde, como:

– Insuficiência cardíaca

– Insuficiência renal

– Doença pulmonar

– Insuficiência hepática

– Reaçoes alérgicas

Um conselho: se tiver retenção de líquido grave ou súbita, procure um médico.

Para casos mais leves, você pode combater a retenção de líquido das seguintes maneiras:

1. Coma menos sal: não estamos dizendo a você que elimine o sal, pois o corpo precisa do sódio, mas que diminua a quantidade.

O sal induz o organismo a reter líquidos (alimentos processados, cheios de sódio, também provocam esse mesmo efeito, cuidado!).

2. Aumenta o consumo de magnésio: o magnésio é fundamental para o funcionamento do corpo.

Aumentar seu consumo ajuda a diminuir a retenção de água.

Alimentos como: nozes, grãos integrais, vegetais verdes e chocolate (puro), são ótimas fontes de magnésio.

Ah, também é bom aumentar o consumo de vitamina B6, pois ela é boa para a formação de células vermelhas no sangue, assim como para diversas funções do corpo.

Batata, banana, noz e carne são os alimentos mais ricos em vitamina B6.

4. Consuma mais potássio: ele é ótimo para a saúde do coração e para o bom funcionamento do corpo.

Além disso, reduz a retenção de líquido e aumenta a produção de urina.

Você pode encontrar potássio em banana, abacate e tomate.

5 Dente-de-leão: o chá de dente-de-leão é um poderoso diurético natural.

O consumo de 2 a 3 xícaras diárias deste chá vai reduzir a retenção de líquidos e fazer você urinar mais.

Você encontra dente-de-leão, a erva desidratada para chá, em boas lojas de produtos naturais.

6. Evite carboidratos refinados: eles agem, em nosso corpo, de maneira que elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue, fazendo com que o corpo retenha mais sódio – aumentando os fluidos no corpo.

Evite, portanto, açúcar e grãos processados, como farinha de trigo.

Veja outras dicas:

– Caminhe mais e fuja do sedentarismo

– Beba mais água

– Consuma alimentos diuréticos, como alho, salsa, chá de cavalinha, hibisco, urtiga ou suco de cranberry.

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