Saúde

Alimentos para manter seu coração no ritmo ideal

Que tudo aquilo que comemos interfere diretamente no funcionamento de nosso corpo, nós já sabemos.

Mas como saber que alimento ajuda a manter cada órgão funcionando com perfeição?

O coração, por exemplo, é muito prejudicado quando ingerimos alimentos com taxas altas de gorduras saturada, pois eles ajudam a acumular placas de gordura nas artérias, aumentando a pressão e as chances de infarto.

Em contrapartida, alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas ou poli-insaturadas auxiliam na

redução do colesterol ruim (LDL) e aumentam o

colesterol bom (HDL).

Esses alimentos com alto HDL agem em nosso organismo como se estivesse fazendo uma faxina, livrando as artérias das placas de gordura acumuladas pelo colesterol ruim.

Se você já tem algum problema no coração, o cuidado deve ser redobrado, somando a alimentação saudável com acompanhamento médico regular e verificação cotidiana dos batimentos através de um monitor cardíaco, que hoje em dia são portáteis e acessíveis.

Confira a lista de alimentos para manter seu coração num ritmo campeão:

Alimentos “vermelhos”

Tomate, beterraba, pimentão vermelho, melancia e goiaba, são alimentos que apresentam cor avermelhada devido a uma substância chamada licopeno. Esta substância é muito conhecida por ser um potente antioxidante, por isso não pode faltar no cardápio de quem quer manter o coração a todo vapor.

Grãos

Feijão, soja, lentilha e grão-de-bico e outros grãos são ricos em fibras, proteínas e antioxidantes. Ajudam na redução do colesterol que circulam pelo coração e ajudam a diminuir a absorção do açúcar

Peixes

Os peixes não trazem colesterol ruim para nosso corpo. Aqueles que vivem em àguas profundas, como o salmão, a sardinha, a anchova, o arrenque, a cavala e outros, são muito ricos em ômega-3, uma gordura saudável que combate o LDL. Recomenda-se comer ao menos três vezes na semana.

Azeite de oliva

Um concetrado de vitamina E e de gordura monoinsaturada, a mais saudável, além de antioxidantes como os polifenois, o azeite é capaz de reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom. Pesquisas ainda declaram que ele é um forte aliado contra o alzheimer. Prefira o extra-virgem.

Banana

Rica em fibras solúveis e potássio, é uma grande aliada para manter a função muscular do

Chocolate

Um bom motivo para comemorar saber que chocolate faz bem para o coração, não é mesmo?

O chocolate amargo e o meio amargo são ricos em flavonoides e acidos gálicos, antioxidantes que ajudam a preservar a saúde do coração, limpando os vasos sanguíneos.

Nossa missão é informar, explicar e apresentar diversos tópicos sobre, saúde, bem estar e qualidade de vida. As informações disponibilizadas neste site não substituem o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

© 2018 - CuraDaNatureza.com.br

Topo