Saúde

Alimentos que combatem o estresse

Um dos principais problemas que as pessoas enfrentam hoje é o estresse.

Seja dentro de casa ou fora, do trânsito ao trabalho, somos expostos a situações que podem acabar com o nosso equilíbrio se não tomarmos cuidado.

Quando “perdemos o controle”, os efeitos são também

físicos.

A alimentação é essencial para deixar nosso corpo mais forte e resistente às situações de pressão cotidianas.

Para ajudá-lo na escolha do cardápio antiestresse, elaboramos uma seleção de alimentos que ajudam a combater os efeitos das tensões do dia a dia:

Frutas cítricas: a vitamina C, presente em abundância nas frutas cítricas, consegue diminuir a secreção de cortisol, um hormônio liberado pela nossa glândula adrenal quando estamos em uma situação de ansiedade ou estresse.

O cortisol leva a mensagem para o organismo, fazendo com que os efeitos da emoção sejam sentidos por todo o corpo.

O consumo dessa vitamina é muito importante também depois da situação que leva à alteração, pois perdemos muita vitamina C quando nos sentimos nervosos.

Oleaginosas: as oleaginosas são sementes comestíveis de diversas plantas, como nozes, amêndoa, castanha de caju, avelã, castanha-do-pará e macadâmia. São ricas em ácidos

antioxidantes (diminuindo o risco de doenças cardíacas), além de possuírem outros nutrientes, como as fibras e a vitamina E.

Um dos benefícios de introduzir as oleaginosas em seu cardápio é a facilidade com que podemos transportá-las dentro de bolsas ou mochilas para o consumo em qualquer ambiente.

Ovos, iogurte e queijos magros: por conterem aminoácidos, como o triptofano, esses alimentos ajudam a aliviar os principais sintomas da ansiedade em nosso corpo.

Eles também aumentam a produção de serotonina – conhecido como o hormônio da felicidade – fazendo com

que a pessoa se sinta mais relaxada e feliz.

O recomendado é o consumo entre 2 e 3 porções por dia.

Peixes e frutos do mar: os alimentos tirados do mar, ou até mesmo os peixes de água doce, possuem propriedades como o zinco e o selênio, que diminuem a ansiedade e o cansaço por agirem diretamente no cérebro.

O zinco também pode ser encontrado em cereais integrais e no chocolate (desde que aproveitado com moderação), enquanto o selênio está no atum e na carne de peru.

Nossa missão é informar, explicar e apresentar diversos tópicos sobre, saúde, bem estar e qualidade de vida. As informações disponibilizadas neste site não substituem o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

© 2018 - CuraDaNatureza.com.br

Topo