Saúde

Dicas para reduzir os agrotóxicos dos alimentos

Para começo de conversa, a melhor forma de evitar a ingestão de agrotóxicos é consumindo produtos orgânicos.

A agricultura orgânica não é apenas benéfica para nossa saúde.

Ele é muito importante também para a saúde do planeta.

Isso porque os produtores de orgânicos usam menos recursos naturais não renováveis.

Com isso, eles protegem a atividade biológica natural e criam um mínimo impacto ambiental.

Uma dúvida em relação aos produtos orgânicos é se eles são superiores nutricionalmente em comparação aos da agricultura convencional.

As pesquisas divergem sobre isso.

Mas, mesmo que os orgânicos não sejam mais ricos em nutrientes, eles são melhores para nosso corpo, pois estão livres de produtos químicos potencialmente perigosos à saúde.

Infelizmente, apesar da produção crescente, os alimento orgânicos ainda não podem estar presentes na mesa de todos.

Por isso o engenheiro agrônomo Moacir Darolt, que pertence à Associação de Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná, elaborou uma cartilha que traz algumas dicas de como reduzir resíduos de agrotóxicos nos alimentos convencionais:

1. Dê preferência para compra de frutas e verduras da época. Fora da estação adequada é quase certo que uma fruta, verdura ou legume tenha recebido cargas maiores de agrotóxicos.

2. Como ainda existe pouca fruta produzida organicamente, procure sempre descascar as frutas, em especial os pêssegos e maçãs. Alguns resíduos de agrotóxicos repousam nas cascas.

3. Lave bem as frutas e as verduras em água corrente por pelo menos 1 minuto ou coloque-as numa solução de 1 litro de água com 4 colheres de vinagre, durante 20 minutos.

4. Retire folhas externas da verduras que, em geral, concentram mais agrotóxicos.

5. Diversifique as hortaliças e frutas. Além de proporcionar uma boa mistura de nutrientes, isso reduz a chance de exposição de um mesmo agrotóxico empregado pelo agricultor.

6. Dê preferência aos produtos nacionais e de sua região. Alimentos que percorrem longas distâncias, como os importados, normalmente são pulverizados pós-colheita e possuem um alto nível de contaminação por agrotóxicos.

Nossa missão é informar, explicar e apresentar diversos tópicos sobre, saúde, bem estar e qualidade de vida. As informações disponibilizadas neste site não substituem o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

© 2018 - CuraDaNatureza.com.br

Topo