Saúde

Goji berry – a baga antienvelhecimento

As goji berries são bagas vermelhas provenientes do Noroeste da China e do Tibete.

São saborosíssimas e podem ser comidas diretamente do pacote ou adicionadas a cereais, salada de frutas, batidos, etc. São vendidas secas, ainda cruas, porque são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40º.

Embora o goji seja uma novidade na cozinha ocidental, os chineses têm conhecimento dos poderes especiais desta baga há milhares de anos. Das cerca de 8.000 ervas e alimentos que fazem parte da medicina tradicional chinesa, as goji berries são consideradas a erva-alimento número 1.

As goji berries contribuem para uma vida alegre, energética e saudável. Saborosas, fáceis de incorporar no nosso dia a dia e tão concentradas em nutrição, não admira que estas pequenas bagas sejam um fenômeno extraordinário de sucesso por todo o mundo.

Informação nutricional

As goji berries são provavelmente a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta:

São uma fonte de proteína completa, contendo 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais ao corpo humano.

Contêm até 21 minerais de traço, entre os quais zinco, ferro, cobre, cálcio, germânio, selénio e fósforo.

Contêm também vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E.

E também polisacarídeos, que fortificam o sistema imunológico – sendo um dos elementos responsáveis pelo extraordinário efeito antienvelhecimento das goji berries.

Usos tradicionais

Na medicina tradicional chinesa, as goji berries têm sido consideradas um alimento da mais alta qualidade para promover a longevidade, dar força e estimular a potência sexual.

O famoso Li Qing Yuen, que popularizou o ginseng na cultura chinesa e que aparentemente viveu até a idade de 252 anos (1678-1930), consumia goji berries diariamente. A vida de Li Qing Yuen é o caso mais bem documentado de longevidade extrema.

Benefícios e possíveis efeitos medicinais

Muitos estudos publicados nos últimos anos, principalmente na China, reportam possíveis efeitos medicinais das goji berries, especialmente devido às suas propriedades antioxidativas, incluindo potenciais benefícios contra doenças cardiovasculares e inflamatórias, problemas de visão, do sistema neurológico e imunitário. Também se lhe atribuem propriedades anticancerígenas.

É uma fruta antienvelhecimento por excelência, aumentando os níveis de energia, ajudando no processo digestivo e na perda de peso – por ser tão concentrada, basta comer pouca quantidade para se sentir saciado e bem nutrido.

Os aminoácidos presentes nestas pequenas bagas estimulam o funcionamento de células brancas até 300%, tornando praticamente impossível quem as consome apanhar resfriados ou gripes.

Uma das mais recentes descobertas acerca dos benefícios das goji berries é a sua capacidade de melhorar os níveis de insulina nos diabéticos. Os resultados são prometedores.

Mas o melhor de tudo nas goji berries é que elas têm a propriedade de fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem as chame de happy berry ou smiling berry.

Como usar

Diretamente do pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, mueslis, chás (excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais, mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm). Também podem ser demolhadas e reidratadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária.

Dosagem: quantidade razoável – 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão cheia. Mas elas são tão saborosas que você não vai resistir a comer quantidades maiores.

Fonte:Nutrir-me (texto adaptado)

Nossa missão é informar, explicar e apresentar diversos tópicos sobre, saúde, bem estar e qualidade de vida. As informações disponibilizadas neste site não substituem o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

© 2018 - CuraDaNatureza.com.br

Topo