Saúde

Tratamento natural da alergia

Existem várias razões para um quadro de alergia: genéticas, alimentares, ambientais…

A medicina natural entende que esse problema pode ser amenizado, ou mesmo curado, com o fortalecimento do sistema imunológico, ou seja, das defesas do organismo.

A melhor forma para fazer isso é com alimentação, exercícios e com o uso de ervas medicinais que estimulam a imunidade.

O astragalus (Astragalus membranaceous) é uma erva chinesa que ajuda a fortalecer a constituição do corpo como um todo. Tome o chá (pode ser comprado em lojas de produtos orientais; em São Paulo, no bairro da Liberdade) uma dose diariamente, durante um mês antes da estação de febre de feno.

Outra boa opção é a equinácea (Equinacea purpurea), duas a três vezes ao dia, chá ou cápsulas, durante oito semanas, para fortalecer o sistema imunológico. A equinácea pode ser comprada em lojas de produtos naturais, de ervas medicinais, em feiras livres e no mercado.

Prepare um chá de feno-grego e tomilho. Essas ervas atuam como um descongestionante suave para aliviar a congestão nasal e dos seios da face. Use uma dose de chá, duas vezes ao dia, conforme necessário.

O alho tem propriedades bactericidas benéficas na cura de coriza crônica. Procure uma forma inodora (sem cheiro) de cápsula e tome-a duas vezes ao dia. Pode ser ingerida a cápsula inteira ou você pode abrir a cápsula e dissolvê-la em água morna ou sopa.

A raiz de alcaçuz tem um efeito fortalecedor nas glândulas supra-renais. Tome o chá de alcaçuz, três vezes por dia, durante duas semanas antes da estação de febre de feno. O alcaçuz e o astrágalo podem ser facilmente combinados.

Observação: O alcaçuz não dever ser dado a pessoas com pressão alta.

O bupleuro é uma fórmula fitoterápica chinesa que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Em caso de alergias crônicas, tome uma dose duas vezes ao dia, durante duas semanas de cada mês. Continue esse tratamento durante três meses. Procure o bupleuro em lojas de artigos orientais.

Observação: O bupleuro não deve ser dado a pessoas febris ou com qualquer outro sintoma de infecção aguda.

A urtiga pode ser útil para secar os seios da face. Pode ser altamente eficaz em casos de alergias crônicas (rinite alérgica). Use uma dose do chá, três vezes ao dia, durante três a quatro dias.

Observação: Algumas pessoas têm problemas de estômago quando tomam urtiga. Se isso acontecer, pare de administrar a erva. Essa erva não deve ser dada a crianças com menos de quatro anos.

A auto-hemoterapia também é muito indicada no tratamento de alergia.

As ervas chinesas são difíceis de ser encontradas, pois a medicina chinesa ainda não é muito praticada no Brasil. Em São Paulo, encontra-se com certa facilidade, na Rua Galvão Bueno, no bairro da Liberdade. E pela internet numa loja chamada Tao das Ervas, que vende algumas dessas ervas: www.taodaservas.com.br

Nossa missão é informar, explicar e apresentar diversos tópicos sobre, saúde, bem estar e qualidade de vida. As informações disponibilizadas neste site não substituem o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.

© 2018 - CuraDaNatureza.com.br

Topo